sexta-feira, 14 de maio de 2010

Experiências Amargas




As pessoas não se tornam amargas por acaso.
Quando era adolescente (e até depois de adulta) por várias vezes me perguntava o motivo que teria levado minha avó a se tornar uma pessoa tão amarga.
Agora acredito que saiba um pouco sobre seus motivos.
Não sei se com ela aconteceu igual acontece comigo, mas creio que seja bem parecido.
Primeiro vêm as grandes decepções (as bordoadas), que nos deixam descrentes da dignidade do próximo. Pessoas que fingem sentimentos, que "brincam" com os outros como se a vida fosse um jogo.
Depois vêm as pequenas decepções, que só fazem reforçar as marcas deixadas pelas anteriores.
Outro dia li uma frase, gostei tanto que até usei por um tempo no meu MSN: "Não são as pessoas que nos decepcionam, somos nós que esperamos demais delas."
Hoje me questiono sobre o real valor dessa frase. Pois se for basear no que tenho visto de muitos seres humanos, vou achar que ninguém tem nada a oferecer, a não ser podridão.
São tantas histórias de traição (até de si próprios), de falta de caráter, que daria pra escrever um livro.
E eu não estou falando de experiências pessoais (e sentimentais) somente. Estou falando de fatos do cotidiano.
Ontem assisti um episódio do: A Vida Alheia que mostrou bem isso. A dona da revista (casada) tem um caso com um empregado mais jovem, a editora da revista também tem, o advogado também estava traindo a esposa com uma mulher mais nova, sendo que todos eles vivem de falar mal dos outros, de flagrantes da vida alheia; e escondem seus próprios "podres"
A arte imita a vida. É fato!
Pois o que vejo cada vez mais são pessoas mantendo relações fúteis sem se preocupar com o sentimento verdadeiro. E a maioria delas acha isso perfeitamente normal.
É... Estou me tornando uma pessoa amarga.
E ser amarga é não compactuar com tanta podridão.

Obs.: Certa vez parei de escrever em blogs, pois estava me sentindo tão amarga, que já não tinha nada de bom a oferecer pra quem por acaso lesse meus textos. Eram constantes os queixumes em todos eles.
Com o texto de hoje, encerro o Eu e Tu. Pois recomecei a escrever na esperança de que algo tivesse mudado para melhor. Entretanto, pelo visto... Nada mudou!!

Um comentário:

Anônimo disse...

O mundo muda todo dia, mas como diz minha avó
"- Meu filho o mundo está uma delícia de viver, pena que estou muito velha"

O problema que hoje vivemos no novo mundo da facilidade, express, congelado, do "descartável", do 1,99 (rsrs) e da tecnologia.

Essa tecnologia que me assusta com todos os seus benefícios ao ponto de não conseguirmos acompanhá-la, mas por outro lado uma nova arma para gerar relações superficiais entre as pessoas.

Nossa como sou querido... Eu tenho s1000 "amigos" no msn, 5000 "amigos" no orkut etc. 98% de
relações superficiais, pois para sermos bons amigos precisaremos gastar tempo com os amigos e não muitas vezes não queremos ou não temos tempo.

Já ouvi alguns conhecidos falando que a profissão do momento será a psicologia, pois com tantas máquinas e automatização, as pessoas se tornarão mais solitárias e frias nos relacionamentos interpessoais.

Pensando um pouco na história da humanidade, vamos perceber que o homem sempre foi assim "cruel" com o próximo. Algumas vezes
por dinheiro, por petróleo, pelo poder, pela religião, o egoísmo, egocentrismo e diversas coisas para "seu eu".

A história e o tempo não mudou nada sobre a traição, ela sempre existiu, mas ficou descarada, pois no passado tudo era sigiloso, feio, velado
ou as pessoas fingiam não saber por medo.

Na maioria das vezes a arte não retrata a sociedade, mas direciona a massa, dizendo que tudo aquilo é normal, bonito, fácil e que todos podem fazer. Um exemplo disso eu vi no fantastico domingo, uma especialista em relacionamento falando pessoas "racionais" e alguem compara a sinópise da nova novela das 20:00hs que tem uma pessoa que trai o marido.. como uma pessoa ideal.

Estava lendo um livro chamado "Você na era do relacionamento", e a autora dava vários exemplos que a sua forma pessoal de ser contagia as pessoas que convive com você. No livro, como exemplo, ela fala que no ambiente de trabalho uma pessoa alegre, deixa o ambiente alegre, mas uma pessoa arrrogante prejudica todo o seu grupo". mas realmente contagia...

Posso apenas deixar essa mensagem, para dizer é uma pena vc parar por aqui, pois vc escreve muito bem, tem uma criatividade absurda e pensamentos interessantes
que contagiam o ambiente.

Um abraço
Fábio