quinta-feira, 29 de julho de 2010

Redes Sociais



Estar na moda na Internet não é uma tarefa fácil.
Ter perfis espalhados no Orkut, Facebook, Twitter, nem sempre significa ser popular.
Existem pessoas "famosas" por terem se especializado nesses veículos de relacionamento. Um exemplo "conhecido" é a Tessália do BBB10. Conhecido entre aspas, pois nem todos os brasileiros tomaram conhecimento da passagem da moça pelo programa... Nem sequer da existência do programa.
É... Pasmem!! Existem pessoas que sobrevivem tranquilamente sem o apelo da era digital.
Em contrapartida, há uma outra parcela, a dos "antenados" (ainda se usa esse termo?) que faz de tudo pra estar no topo das listas de mais acessados.
Talvez queiram vivenciar a "profecia" de Andy Warhol (artista multimídia que revolucionou a Pop Art por volta dos anos 60) que dizia: In the future everyone will be famous for fifteen minutes (No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos).
Lógico que é muito bom poder encontrar, através das redes sociais, amigos de infância, conhecidos antigos, parentes que moram em outros estados, cidades, países... Mas o fato é que muitos acabam estrapolando na exposição feita de si mesmos nessas redes sociais. Não vou descambar pelo caminho do "puritanismo", do falso moralismo, mas o fato é que me preocupa um pouco imaginar o que se passa na cabeça de uma pessoa que se expõe em uma rede social, pra quem quiser ver, como fizeram as moças no #lingerieday
Talvez eu esteja ficando velha... E com certeza seria isso que iriam dizer algumas dessas moças, caso acessassem esse blog (o que com certeza não vai acontecer). Muito provavelmente diriam (pensariam): "é velha, gorda, não tem como ficar de lingerie na Internet, por isso está falando mal!"
Não se trata nem de estar falando mal. É só a pulguinha atrás da orelha e a perguntinha que fica:"Se agora está assim... Imagina daqui 15, 20 anos...?!"
Assustador!!
E como disse um amigo meu: "Qual a moral da coisa?" Será que tem alguma outra razão de ser, que não o puro exibicionismo?

Obs.: Este post é uma "réplica" (no sentido figurado, pois acredito que não há réplica ao que apoiamos) ao post de um amigo querido. Pena que não possa divulgar o blog dele aqui.
Segredo... é SEGREDO!